Criação da iluminação em cada uma das cenas com as modificações que houve durante os ensaios:
1ª Cena
Na primeira
cena estão Olegário, Inézia, D. Aninha e Seu Garibaldi. No centro da sala
Olegário está em sua cadeira de rodas e uma luz geral está centrada nele e em
sua cadeira de rodas. A direita da cena estão D. Aninha e Seu Garibaldi, neles
está a luz de um dos PCs direitos fazendo um efeito de televisão (apagando e
acendendo devagar).
2ª Cena
Na segunda
cena estão Umberto, Olegário e os velhos como sempre em seus lugares. Nessa
cena a luz geral continua no meio, em Olegário e o foco nos velhos.
3ª Cena
Na terceira
cena estão Olegário, Inézia , D. Aninha e Seu Garibaldi. Nessa cena fica uma
luz geral em D. Aninha e Seu Garibaldi e outra em Olegário só que agora bem
mais escura, deixando mais claro nos pais de Olegário que estão no lado direito
da cena.
4ª Cena e 5ª
Cena
Na quarta e
quinta cena estão Umberto, Olegário e os velhos. Nela permanecem as
características da primeira e segunda cena, luz geral em Olegário e em seu
visitante e foco em D. Aninha e Seu Garibaldi.
6ª Cena
Na primeira
parte da sexta cena estão apenas Olegário e os velhos, a luz continua a mesma
da cena anterior. Na segunda parte fica uma luz geral em Olegário e o resto da
cena fica um pouco escura.
7ª Cena
Na primeira
parte da sétima cena a luz continua igual a da cena anterior. Na segunda parte
a cena, quando Inézia vai saindo e encontra Lídia a luz tenta focar nelas,
depois a luz volta a focar apenas em Olegário, no centro da sala. Na terceira
parte, quando D. Márcia chega e Lídia esta a caminho de sair à luz tenta focar
nelas, depois a luz volta para Olegário.
8ª Cena e 9ª
Cena
Na oitava e nona cena a luz continua igual em
Olegário e nos velhos, o que muda é os personagens, pois uma hora vai está
Umberto e outra hora Joel ao lado de Olegário.
10ª Cena
Na decima
cena, a voz interior irá aparecer e as luzes ficaram focadas apenas em Olegário,
deixando o resto da sala escura.
11ª Cena, 12ª
Cena, 13ª Cena e 14ª Cena
Nessas cenas
a luz será a luz predominante de toda a peça, que é a luz geral em Olegário e
em sua visita e foco nos pais de Olegário.
15ª Cena e
16ª Cena
A primeira
parte da decima quinta cena a luz será igual nas cenas anteriores. Na segunda
parte vai acontecer à troca de atos nesse momento, quando Lídia se ajoelhar as
luzes vão se apagar e acender depois de dois segundos, voltando a ser como
antes, e isso se efetua também na 16ª cena.
17ª Cena e 18ª
Cena
Essas cenas
são as cenas que Umberto vai pedir
um dia de folga. A iluminação nessas cenas é a mesma das cenas anteriores, luz
geral no centro da sala e foco no lado direito.
19ª Cena
Nesta
cena terá um foco de luz em D. Márcia, que estará no lado esquerdo da cena e
como de costume luz geral em Olegário e outro foco nos velhos, pais de
Olegário.
20ª Cena
Essa é a
cena que Lídia derruba os pais de Olegário no chão, nessa hora a luz vai ser
focada apenas nos três, que estão do lado esquerdo da cena e o resto da sala
fica com uma luz geral escura.
21ª Cena
Nessa cena a
luz será a luz predominante na maioria das cenas, luz geral no centro da cena e
foco nos pais de Olegário.
22ª Cena
A última
cena é a mais importante de toda a peça, principalmente na nossa que é uma
tragédia, é onde é desvendado o segredo de todo a história. A iluminação dessa
cena será os dois pás traseiros de cor branca e depois quando Olegário morrer a
luz passa a ser vermelha e pra terminar apagam-se as luzes e acendem novamente,
mas agora para agradecimentos.
Por Thalita Oliveira, Iluminadora



0 comentários:
Postar um comentário