quarta-feira, 5 de março de 2014

Modificações na construção da iluminação das cenas


Criação da iluminação em cada uma das cenas com as modificações que houve durante os ensaios:


1ª Cena

Na primeira cena estão Olegário, Inézia, D. Aninha e Seu Garibaldi. No centro da sala Olegário está em sua cadeira de rodas e uma luz geral está centrada nele e em sua cadeira de rodas. A direita da cena estão D. Aninha e Seu Garibaldi, neles está a luz de um dos PCs direitos fazendo um efeito de televisão (apagando e acendendo devagar).

2ª Cena

Na segunda cena estão Umberto, Olegário e os velhos como sempre em seus lugares. Nessa cena a luz geral continua no meio, em Olegário e o foco nos velhos.
 
3ª Cena

Na terceira cena estão Olegário, Inézia , D. Aninha e Seu Garibaldi. Nessa cena fica uma luz geral em D. Aninha e Seu Garibaldi e outra em Olegário só que agora bem mais escura, deixando mais claro nos pais de Olegário que estão no lado direito da cena.

4ª Cena e 5ª Cena

Na quarta e quinta cena estão Umberto, Olegário e os velhos. Nela permanecem as características da primeira e segunda cena, luz geral em Olegário e em seu visitante e foco em D. Aninha e Seu Garibaldi.

6ª Cena

Na primeira parte da sexta cena estão apenas Olegário e os velhos, a luz continua a mesma da cena anterior. Na segunda parte fica uma luz geral em Olegário e o resto da cena fica um pouco escura.

7ª Cena

Na primeira parte da sétima cena a luz continua igual a da cena anterior. Na segunda parte a cena, quando Inézia vai saindo e encontra Lídia a luz tenta focar nelas, depois a luz volta a focar apenas em Olegário, no centro da sala. Na terceira parte, quando D. Márcia chega e Lídia esta a caminho de sair à luz tenta focar nelas, depois a luz volta para Olegário.

8ª Cena e 9ª Cena

 Na oitava e nona cena a luz continua igual em Olegário e nos velhos, o que muda é os personagens, pois uma hora vai está Umberto e outra hora Joel ao lado de Olegário.

10ª Cena

Na decima cena, a voz interior irá aparecer e as luzes ficaram focadas apenas em Olegário, deixando o resto da sala escura.

11ª Cena, 12ª Cena, 13ª Cena e 14ª Cena

Nessas cenas a luz será a luz predominante de toda a peça, que é a luz geral em Olegário e em sua visita e foco nos pais de Olegário.

15ª Cena e 16ª Cena

A primeira parte da decima quinta cena a luz será igual nas cenas anteriores. Na segunda parte vai acontecer à troca de atos nesse momento, quando Lídia se ajoelhar as luzes vão se apagar e acender depois de dois segundos, voltando a ser como antes, e isso se efetua também na 16ª cena.

17ª Cena e 18ª Cena

Essas cenas são as cenas que Umberto vai pedir um dia de folga. A iluminação nessas cenas é a mesma das cenas anteriores, luz geral no centro da sala e foco no lado direito.

 19ª Cena

            Nesta cena terá um foco de luz em D. Márcia, que estará no lado esquerdo da cena e como de costume luz geral em Olegário e outro foco nos velhos, pais de Olegário.

20ª Cena

Essa é a cena que Lídia derruba os pais de Olegário no chão, nessa hora a luz vai ser focada apenas nos três, que estão do lado esquerdo da cena e o resto da sala fica com uma luz geral escura.

21ª Cena

Nessa cena a luz será a luz predominante na maioria das cenas, luz geral no centro da cena e foco nos pais de Olegário.

22ª Cena


A última cena é a mais importante de toda a peça, principalmente na nossa que é uma tragédia, é onde é desvendado o segredo de todo a história. A iluminação dessa cena será os dois pás traseiros de cor branca e depois quando Olegário morrer a luz passa a ser vermelha e pra terminar apagam-se as luzes e acendem novamente, mas agora para agradecimentos.


Por Thalita Oliveira, Iluminadora 

0 comentários:

Postar um comentário