sexta-feira, 7 de março de 2014

EXPERIÊNCIA NA ILUMINAÇÃO


Experiência como iluminadora: conhecimentos desenvolvidos, problemas e soluções encontradas.
A experiência como iluminadora foi muito boa e lucrativa não só para a produção da peça como também para a vida externa.
No começo ocorreram alguns erros, especificamente quando os técnicos do auditório trocavam os canais que saiam cada um dos tipos de luzes, e isso acontecia, geralmente, quando ia ocorrer algum espetáculo externo a disciplina de artes cênicas, como foi o caso de quando o espetáculo “A festa do rei” foi se apresentar, que eles trocaram os canais e tivemos que usa-los trocados durante uma semana, mas depois eles trocaram novamente, e tudo voltou ao normal.
Quanto à dificuldade na produção das cenas, a última foi a que deu mais trabalho de ser produzida, pois como todos sabem a última cena é a cena que marca toda uma produção, e o espetáculo é sempre lembrado por ela.
Gastamos em torno de dois ensaios para concretizar a última cena, e quando finalmente ela estava pronta os canais tinham sido trocados. Já não sabíamos mais onde estava a luz que marcaria o final de nossa tragédia, procuramos em todos os botões do canal que estávamos usando e nada, depois procuramos em outro canal e achamos. Só que agora surgia outro problema, eu teria que mudar de canal e desligar vários botões ao mesmo tempo, ai que entra a ‘mão de povo’, mas  tudo deu certo. 
A dificuldade foi basicamente essa. Agora estou sentindo um alivio por está acabando, mas confesso vou sentir saudades de Malvinha e de todos que compõem a Companhia Tranforma- Dores.
 Importância da intervenção urbana no espetáculo, incluindo a iluminação: 
Todo e qualquer espetáculo merece uma intervenção, pois nela podemos exibir/colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico que será discutido e que a maioria não tem oportunidade de assistir ou até mesmo não querem.
 É uma forma de tenta mostrar ao público a arte através do cenário urbano, tirando o ar rotineiro das pessoas e fazendo com que a realidade não possa mais ser reproduzida e sim produzida.
A iluminação nesse caso vai ajudar bastante para que o público possa desvendar o que esta por trás de toda a criação, dos personagens, do cenário, do figurino e da sonoplastia, que é essencial em um objeto artístico.




Criação da iluminação em cada uma das cenas com as modificações que houve durante os ensaios:
1ª Cena
Na primeira cena estão Olegário, Inézia, D. Aninha e Seu Garibaldi. No centro da sala Olegário está em sua cadeira de rodas e uma luz geral está centrada nele e em sua cadeira de rodas. A direita da cena estão D. Aninha e Seu Garibaldi, neles está a luz de um dos PCs direitos fazendo um efeito de televisão (apagando e acendendo devagar).
2ª Cena
Na segunda cena estão Umberto, Olegário e os velhos como sempre em seus lugares. Nessa cena a luz geral continua no meio, em Olegário e o foco nos velhos.
 3ª Cena
Na terceira cena estão Olegário, Inézia , D. Aninha e Seu Garibaldi. Nessa cena fica uma luz geral em D. Aninha e Seu Garibaldi e outra em Olegário só que agora bem mais escura, deixando mais claro nos pais de Olegário que estão no lado direito da cena.
4ª Cena e 5ª Cena
Na quarta e quinta cena estão Umberto, Olegário e os velhos. Nela permanecem as características da primeira e segunda cena, luz geral em Olegário e em seu visitante e foco em D. Aninha e Seu Garibaldi.
6ª Cena
Na primeira parte da sexta cena estão apenas Olegário e os velhos, a luz continua a mesma da cena anterior. Na segunda parte fica uma luz geral em Olegário e o resto da cena fica um pouco escura.
7ª Cena
Na primeira parte da sétima cena a luz continua igual a da cena anterior. Na segunda parte a cena, quando Inézia vai saindo e encontra Lídia a luz tenta focar nelas, depois a luz volta a focar apenas em Olegário, no centro da sala. Na terceira parte, quando D. Márcia chega e Lídia esta a caminho de sair à luz tenta focar nelas, depois a luz volta para Olegário.
8ª Cena e 9ª Cena
 Na oitava e nona cena a luz continua igual em Olegário e nos velhos, o que muda é os personagens, pois uma hora vai está Umberto e outra hora Joel ao lado de Olegário.
10ª Cena
Na decima cena, a voz interior irá aparecer e as luzes ficaram focadas apenas em Olegário, deixando o resto da sala escura.
11ª Cena, 12ª Cena, 13ª Cena e 14ª Cena
Nessas cenas a luz será a luz predominante de toda a peça, que é a luz geral em Olegário e em sua visita e foco nos pais de Olegário.
15ª Cena e 16ª Cena
A primeira parte da decima quinta cena a luz será igual nas cenas anteriores. Na segunda parte vai acontecer à troca de atos nesse momento, quando Lídia se ajoelhar as luzes vão se apagar e acender depois de dois segundos, voltando a ser como antes, e isso se efetua também na 16ª cena.
17ª Cena e 18ª Cena
Essas cenas são as cenas que Umberto vai pedir um dia de folga. A iluminação nessas cenas é a mesma das cenas anteriores, luz geral no centro da sala e foco no lado direito.
 19ª Cena
Nesta cena terá um foco de luz em D. Márcia, que estará no lado esquerdo da cena e como de costume luz geral em Olegário e outro foco nos velhos, pais de Olegário.
20ª Cena
Essa é a cena que Lídia derruba os pais de Olegário no chão, nessa hora a luz vai ser focada apenas nos três, que estão do lado esquerdo da cena e o resto da sala fica com uma luz geral escura.
21ª Cena
Nessa cena a luz será a luz predominante na maioria das cenas, luz geral no centro da cena e foco nos pais de Olegário.
22ª Cena
A última cena é a mais importante de toda a peça, principalmente na nossa que é uma tragédia, é onde é desvendado o segredo de todo a história. A iluminação dessa cena será os dois pás traseiros de cor branca e depois quando Olegário morrer a luz passa a ser vermelha e pra terminar apagam-se as luzes e acendem novamente, mas agora para agradecimentos.



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