Iluminação do espetáculo
Aqui estão os detalhes de 100% de como vai ser a iluminação e o porquê
dela em algumas cenas.
Cena 1
A cor da luz será sempre a amarela.
Na primeira parte, quando a menina passar, a luz será uma luz geral, não
muito clara e um foco apenas em Olegário, que estará sozinho em sua cadeira, no
centro da sala.
Depois que a menina passa, ele (Olegário) chama Inézia, a luz continua
geral, só que agora fica mais clara. A fim de expor mais os dois personagens e
mostra não só através de palavras o dialogo entre eles.
Cena 2
A cor para essa cena é a amarela, no começo com foco em Olegário e
Umberto e uma luz geral mais clara no resto da sala.
Depois, quando Inéza entra fica uma luz vertical nela, em Dr. Aninha e
em seu Garibaldi e outra centrada em Olegário.
Quando Inézia sai e fica só Umberto e Garibaldi, quando da discursão
começa a luz é mais focada nos dois, pra dá uma sensação de tensão e no momento
que Olegário puxa a camisa de Umberto a luz foca mais nele.
Luz com focos centrada em Olegário e Umberto, de cor amarela. Dando
assim, a sensação de tensão a cena, que uma cena onde Olegário está preocupado,
procurando saber se Lídia falou com alguém.
Cena 4
Luz sempre amarela.
Quando Olegário está
sozinho, na primeira parte o foco fica apenas nele. Depois, a luz é geral, um
pouco escura, tentando focar sempre em Olegário, deixando assim a voz interior
na parte mais escura. Causando um momento de tensão e reflexão.
Cena 5
Cor da luz amarela.
Vamos usar uma luz geral, dando ênfase a toda a sala e um foco bem
pequeno em Olegário.
A cena terá luz azul e amarela. Na primeira parte, quando Inézia tá
conversando com Lídia, a luz vai ser uma luz geral no resto da sala e com foco
apenas nelas duas. Depois, quando Inézia sair à luz será amarela com um pouco
do tom azul.
Na segunda parte quando a mãe de Lídia chega à luz volta a ser amarela
com o foco nela e em Lídia. Depois que a conversa de D. Marcia e Lídia acaba e
Olegário volta à conversa apenas com Lídia e a luz volta a ser com tom azul.
Quando Umberto entra volta a luz normal, amarela.
Cena 7
Luz amarela. Um pouco de foco em Olegário e Umberto e uma luz geral no
resto.
Cena 8
Luz amarela. Na primeira parte, quando Joel entra a luz vai ser uma luz
geral verticalmente centrada em Olegário e Joel. Na segunda parte, quando Lídia
passa, a luz vai tentar sempre acompanhar ela. Na terceira parte quando a voz
aparece o foco fica apenas em Olegário.
Cena 9
Luz amarela. Na primeira parte, quando a voz aparece à luz vai ser
apenas focada em Olegário, causando assim a impressão de que ele esta ficando
doido. Na segunda parte, a luz vai ser geral em toda a sala. Na terceira parte,
quando Lídia vai da comida aos pais de Olegário a luz foca em todos os
personagens em cena. Na quarta parte, quando Olegário fica chamando Lídia de V8
à luz vai ser uma luz vertical. Na quinta parte, quando ocorre à mudança de ato
as luzes vão se apagando aos poucos e logo em seguida acendem novamente com o
foco em Olegário.
Cena 10
Luz amarela. A luz continua sendo vertical como na cena anterior.
Causando sensação de tensão.
Cena 11
Luz sempre amarela, sempre uma luz geral focada em todos, e às vezes
apenas em alguns mais importantes.
Cena 12
Luz amarela. A luz vai ser uma luz central, focada em Olegário e D.
Márcia, dando uma maior ênfase a conversa dos dois.
Cena 13
Luz amarela, na primeira parte, focada em Umberto e Olegário. Na segunda
parte, quando Mauricio chega à luz vai ser uma luz geral. Na terceira parte,
quando a mulher aparece à luz vai ser focada em Olegário e na mulher. Obs.:
quando a menina aparece à luz tenta sempre acompanhar ela.
Cena 14
A luz será amarela e azul. A azul ficara apenas no centro da sala, onde
estará Olegário e a amarela no cento da sala e em todo o resto da sala também.
Dando maior ênfase a conversa entre Lídia e Olegário.
Cena 15
O começo da cena é no fim do 2 ato, então como de costume as luzes vão
se apagar e acenderam novamente aos poucos uma luz geral. Deixando assim,
no espectador a vontade de ver o resto do espetáculo.
Cena 16
Luz amarela sem muita ênfase, apenas uma luz geral.
Cena 17
Luz amarela. Ligar todos os refletores PAR da parte frontal para da
ênfase a toda a cena.
Cena 18
Luz amarela e azul. Luz azul focada em Lídia e Olegário e luz amarela
neles e no resto da sala. Dando, maior destaque nos dois e na conversa e luz
amarela no resto da cena pra que os expectadores não esqueçam que a cena é
composta por todos eles.
Cena 19
Luz geral pra todos e como sempre um foco maior no cento da sala, onde
fica Olegário. Luz de cor amarela.
Cena 20
Luz amarela. Foco nos
pais de Olegário e Lídia. Fazendo a atenção ser centrada no sofá onde estão
sentados.
Cena 21
Luz amarela, geral com foco em Olegário e Umberto. Dando destaque a
naturalidade da despedida.
Cena 22
Na ultima cena a cor da luz será vermelha, azul e amarela. Na primeira
parte, quando Mauricio está conversando com Olegário a luz vai ser uma amarela
com um tom vermelho bem pequeno focada nos dois e no resto da sala apenas o
amarelo, causando a cena um momento de tensão para Olegário, que destratou a
mãe de Mauricio e fê-la chorar. Na segunda parte, quando Olegário pede perdão a
Umberto, à luz passa a ser amarela por poucos segundos e depois volta a ser
vermelha, mas agora com um tom azul (formará uma cor quase roxa), dando
destaque a tristeza embutida que ele sentiu ao ler a carta.
Produzido por Thalita, Iluminadora
















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