sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Minha experiência com o Projeto de cena

Bom galera, aqui é Kally, e eu vim explanar pra vocês um pouco da expêriencia fascinante que foi o projeto de cena. Primeiro, o que é projeto de cena? Antes eu postei algumas fotos do projeto, mas agora eu vou explicar o que foi. Cada aluno deveria escolher uma obra teatral para fazer análise individualmente e um dos pontos da análise é o Projeto de Cena, onde você pega uma cena do seu texto escolhido e faz adaptações. Na nossa turma temos duas companhias teatrais e entre cada companhia, deveria ser divido grupinhos, de no máximo 5 pessoas, para representar o projeto de cena de uma das obras teatrais analisadas por cada integrante do grupinho. Eu analisei a obra A dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, e meu projeto foi escolhido entre o meu grupinho que era formado por Matheus Pierre, Thalita Oliveira, Luana Nascimento e Raul Silva.
Essa obra se passa nos de 1850 e nós não adaptamos para tempos mais modernos, então tivemos que correr atrás de figurinos. Pegamos coisas do Núcleo de Arte, juntamos com outras que tínhamos em casa e o resultado você vê nas fotos! Os ensaios foram... ótimos! divertidos, estressantes, dificultosos ás vezes... Na adaptação do meu projeto tinha 5 personagens: Margarida (eu), Armando (Matheus), Varville (Raul), Olímpia (Luana) e Prudência (Thalita). Margarida e Armando eram os personagens principais da cena, eles tinham discussão na cena, tinham muitas falas, todos tivemos que ensaiar bastante pra encorporar por completo o homem do século 19, e eu e o Matheus principalmente por que tínhamos que ser Margarida e Armando e tínhamos que saber o que eles iam falar para tudo acontecer! Eu tentei ser o menos "eu" possível, segurei a voz, fiz uma voz calma e baixa, tentei fazer expressões diferentes, que representassem a mulher daquela época - elegante, fina, recata apesar de margarida ser uma cortesã, submissa.  Mas tudo isso não se compara com o sentimento que foi está em cena. A apresentação do projeto não foi no palco do auditório, mas e me senti como se fosse um teatro de verdade! Quando tudo estava pra começar, estava tão nervosa, tão nervosa, só que não era eu e sim Margarida que estava ali, pensei que fosse esquecer alguma fala, gesto, mas quando começou, tudo estava ali na ponta da língua, Margarida definitivamente estava ali! Foi emocionante! Não dá pra descrever a sensação, foi algo totalmente diferente, meu coração faltou sair pela boca e no final eu tive a sensação que tudo valeu a pena! Nós esquecemos algumas componentes pra formação da cena, mas isso não atrapalhou, improvisamos, ficou lindo do mesmo jeito! No final, meu desmaio ficou tão real que achavam que eu tava passando mal... Eu realmente gostei dessa experiência, realmente, pra mim, é algo inexpressivo!
 AHHHHHHH, e uma dica pra vocês: LEIAM A DAMA DAS CAMÉLIAS, é um melodrama ótimo, eu realmente gostei de ler e interpretá-lo, recomendo mil!

Varville - Raul, Armando - Matheus, Kally - Margarida, Luana - Olimpia, Thalita - Prudência

0 comentários:

Postar um comentário