sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Esclarecendo as funções para vocês!

  1. ATUAÇÃO:
    Ator ou atriz é aquele que cria, interpreta e representa uma ação dramática com base em um texto emprestando plenitude física e espiritual com o uso de sua voz, corpo e emoções ao simples texto concebido pelo dramaturgo com o objetivo de transmitir ao espectador as ações dramáticas propostas. O ator é um instrumentista que usa o próprio corpo e seu ponto de partida, sem dúvida, é o texto, a personagem que lhe cabe “encarnar” na peça.
  2. CENOGRAFIA:

    Cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, a montagem, a desmontagem e a remontagem das diversas unidades do trabalho.

    Cabe ao Cenógrafo (aquele que cria, desenha, acompanha e orienta a montagem do projeto cenográfico) organizar o espaço cênico segundo as necessidades do espetáculo, em comum acordo com o diretor.
  3. FIGURINO (maquiagem):
    Aquele que cria, orienta e acompanha a produção dos trajes para um espetáculo teatral podendo também reelaborar figurinos já existentes. É necessário que tenha noções de cenografia, teatro, expressão corporal, iluminação, noções de espaço, arte, além de como se criar um traje, como história do vestuário, desenvolvimento de croquis, desenho técnico, modelagem, conhecimento sobre tecidos, acessórios, costura, e onde pode encontrar materiais e pessoal especializado. Quem cria e faz a maquiagem dos atores. O maquiador deve manter contato com o diretor, o cenógrafo, figurinista e com os atores.
  4. ILUMINAÇÃO:
    É aquele que “faz a luz” para um espetáculo de teatro. Ele cria efeitos de luz, próprios e necessários ao espetáculo, determina as cores, intensidades, afinação e seqüência de acendimento dos refletores, além de programar a mesa de controle.
    (A operação da iluminação nem sempre é feita necessariamente pelo iluminador).
  5. SONOPLASTA:
    O Sonoplasta explora as possibilidades expressivas do som, fornecendo uma realidade física, real ou imaginária, um mundo lógico e coerente, recriando cenários, objetos ou personagens.
    (A operação da sonoplastia nem sempre é feita necessariamente pelo sonoplasta).



    fonte
    http://www.desvendandoteatro.com/oteatro.htm#279523396; http://www.desvendandoteatro.com/tcnicos.htm; acessados em 24/01/2014

0 comentários:

Postar um comentário